A praia mais famosa da Tailândia em Maya Bay está programada para reabrir em 2022, e é isso que os visitantes devem saber sobre suas restrições relacionadas à conservação.
Se alguém vai conhecer Maya Bay, é quem assistiu A Praia, estrelado por Leonardo di Caprio. Esta enseada recebeu grande atenção após o lançamento do filme; embora, um pouco demais atenção. O aumento maciço do turismo em Maya Bay é o que acabou forçando seu fechamento, impedindo seu futuro e fazendo com que os moradores questionassem quanto tempo mais sua bela praia tinha antes de ser destruída.
O excesso de turismo é um problema em muitos lugares ao redor do mundo, e Maya Bay foi apenas um exemplo de como muitas pessoas em um só lugar podem levar à sua queda. Com 2022 vieram notícias mais brilhantes, porém, para o litoral – parece que a praia estará aberta novamente em breve.
Aqui está o que sabemos até agora.
A queda da praia mais popular da Tailândia
Embora Maya Bay possa ter sido popularizada por The Beach, sempre foi um belo destino para quem visita a Tailândia. Como parte do Parque Nacional Mu Ko Phi Phi, era uma terra protegida. No entanto, isso não impediu que 6.000 visitantes diários – o dobro do limite típico para uma praia desse tamanho – tomassem sol em suas margens, nadassem em suas águas cristalinas e lançassem âncoras em cima dos arrecifes que a abrigavam.
- Facto: A praia de Maya Bay tem apenas 15 metros (0,009 milhas) de largura e 250 metros (0,15 milhas) de comprimento.
Após 2018, começaram a surgir relatos de que a praia estava atingindo rapidamente um ponto sem volta. Com os viajantes deixando lixo na praia, fazendo tanto barulho na água que assustava a fauna local e dizimando âncoras com tanto tráfego de barcos, algo estava prestes a quebrar. Antes que isso acontecesse, porém, as autoridades fizeram o apelo para fechar a praia no mesmo ano. Neste momento, estima-se que cerca de 50% dos recifes de corais naturais da baía tenham desaparecido, e só o tempo dirá se alguma espécie marinha nativa retornará às suas águas.
Quando Maya Bay foi fechada pela primeira vez, a intenção era reabrir após um período de quatro meses. No entanto, isso se transformou em um período de avaliação de quatro meses, porque a praia ainda não havia se recuperado naquele período. Ficou claro que um grande trabalho era necessário para restaurar Maya Bay ao seu estado natural, e isso começou com várias coisas:
- Instalar uma infraestrutura para proteger a baía
- Plantar novos recifes, flora e árvores para substituir foi o que perdeu
- Eliminar e interromper todo o tráfego de água
- Impedir a entrada de pessoas na praia para que esta seja devidamente limpa
A reabertura da revivida Maya Bay
Agora, chegou a notícia de que Maya Bay está finalmente reabrindo graças aos repetidos e dedicados esforços de conservação. No entanto, sua reabertura vem com algumas regras muito específicas que precisam ser seguidas, para que a praia não tenha o mesmo destino trágico.
Para começar, o número de visitantes de Maya Bay será severamente reduzido em um esforço para controlar o futuro brilhante que ela tem agora. Ao invés de permitir até 6.000 visitantes por dia na praia, como aconteceu em 2018, a visita agora deve ser feita em turnos. Haverá até oito horários diferentes ao longo do dia, quando um número máximo de 300 pessoas poderá entrar na praia entre as 10h e as 16h. Isso reduzirá o número total de visitantes diários de 6.000 para 3.000, o que permitirá que Hat Noppharat Tara – Parque Nacional Mu Ko Phi Phi fique de olho nas condições da praia.
Quando se trata de barcos entrando em Maya Bay, a decisão é ainda mais drástica – neste momento, nenhum barco é permitido na enseada. Os visitantes da praia precisarão se inscrever no horário estipulado e serão levados de táxi até um píer ancorado no lado oposto (não no lado da enseada) da ilha. Mesmo este cais tem novas restrições; haverá apenas oito lanchas autorizadas a atracar lá a qualquer momento. Isso será facilmente gerenciado pelo fato de que cada intervalo de tempo ao longo do dia será limitado a uma hora, no máximo, o que significa que será raro haver oito barcos atracados no píer ao mesmo tempo.
um bom sinal
Uma coisa que parece estar mostrando de boa fé que os esforços de conservação estão indo na direção certa é o retorno das espécies selvagens da baía. Câmeras subaquáticas revelaram, de acordo com o Lonely Planet, que os tubarões de pontas negras nativos da região reapareceram. Embora se acreditasse que menos de dez habitavam as águas ao redor da ilha, agora está confirmado que existem até 100 que vieram chamá-la de lar mais uma vez.