Veja por que você aproveitará mais a mochila sozinho do que com um amigo

Sentir-se mais seguro, mais relaxado e economizar dinheiro são vantagens de viajar com um amigo. Mas viajar sozinho pode ser uma experiência melhor para alguns.

Mochileiro tira selfie com macaco no ombro em Ubud, Bali/ Turista gira em praia na Tailândia, com as ilhas Phi Phi ao fundo

Quanto mais melhor? Embora esse seja um ditado por excelência, não se aplica a absolutamente tudo – incluindo mochila. Há vantagens definitivas em viajar com um ou dois amigos. Você pode se sentir mais seguro ou relaxado com um grupo maior. Isso pode ajudar a reduzir custos e evitar que você fique sozinho. Além disso, você certamente terá uma tonelada de memórias incríveis viajando com um grupo. Mas o mesmo também pode ser dito para viajar sozinho. Mochilar sozinho pode ser extremamente gratificante. Dá a você uma perspectiva e uma experiência diferentes do que seguir um bando. Também lhe dá mais liberdade e oportunidades do que viajar com outra pessoa ou duas.

Não estamos dizendo que fazer mochilão sozinho ou com amigos é melhor ou pior que o outro. O ponto a ser destacado é que eles oferecem duas experiências de mochila muito diferentes e, dependendo do tipo de aventura que você está procurando, uma pode ser mais adequada para você. Abaixo, discutimos os benefícios de mochilar sozinho do que com um amigo. Leve esses pontos em consideração antes de embarcar em sua próxima aventura para garantir que você aproveite ao máximo sua experiência de mochila. O que você está esperando?

Você pode ir no seu próprio ritmo

Ao viajar sozinho, você dá todas as cartas. Você não precisa levar em consideração a opinião ou as demandas de ninguém, o que lhe dará a liberdade de viajar da maneira que desejar. Especialmente ao fazer mochila, o que pode exigir muita atividade física, você ficará grato por se mover no seu próprio ritmo – quer isso signifique levar o seu tempo ou não esperar pelos lentos.

Isso também significa que você pode tomar suas próprias decisões sobre quanto tempo ficará em um determinado lugar. Talvez você encontre um voo barato e queira ir a algum lugar que inicialmente pensou que não iria. Ou talvez você esteja gostando mais de sua localização do que pensava e queira mais tempo. A decisão é inteiramente sua.

Você dá as cartas (dinheiro)

Embora a mochila seja uma das maneiras mais econômicas de viajar, as coisas ainda vão aumentar. Ao viajar com mais de uma pessoa, você deve considerar o fato de que todos têm opiniões diferentes sobre onde gastar mais dinheiro. Algumas pessoas concordam em economizar em albergues, mas querem gastar mais em comida ou entretenimento, ou vice-versa. Outros podem preferir pegar aviões em vez de ônibus ou trens por causa de sua conveniência e estão bem em gastar mais. Ao viajar sozinho, você poderá tomar essas decisões por si mesmo, o que pode aliviar muito estresse e conflito em potencial.

É uma oportunidade de auto-aperfeiçoamento

Se você for mochileiro sozinho, passará muito tempo consigo mesmo. Você estará totalmente confiante em si mesmo para ir de um lugar para outro. Isso não apenas cultivará seu senso de independência, mas também fará maravilhas por sua autoconfiança. Quanto mais experiência você ganhar mochilando sozinho, mais você se sentirá capaz de lidar com qualquer situação.

Além disso, você certamente aprenderá mais sobre si mesmo. A maioria das pessoas não tem oportunidade de longos períodos de solidão. Isso vai tirar você da sua zona de conforto e pode parecer um pouco estranho às vezes. Mas você terá mais tempo do que nunca para refletir sobre si mesmo e sua vida, o que, por sua vez, o ajudará a se conhecer melhor (e o que você deseja e é capaz).

Uma chance de ser extrovertido

Viajar sozinho não significa que você estará sozinho. Na verdade, você pode conhecer mais pessoas como viajante individual do que se tivesse um amigo ou dois. Viajar com um amigo pode encorajar vocês dois a ficarem sozinhos. Por que estragar uma dinâmica que já é boa?

Mas ao viajar sozinho, você será forçado a ser extrovertido e conversar com novas pessoas se quiser uma pausa na solidão. Você ficará motivado a conhecer novas pessoas, o que trará novas oportunidades e experiências. Quer você encontre um grupo legal para compartilhar algumas bebidas durante a noite ou acabe pegando a estrada com eles por um tempo, as pessoas que você conhece durante a mochila se tornarão alguns dos destaques de sua viagem.

Há menos espaço para conflitos

Viajar com alguém nem sempre significa que você terá conflitos. Mas as chances são maiores quanto mais tempo você passa com alguém, especialmente se você estiver próximo. Pode ser difícil garantir que alguém seja um bom companheiro de mochila – e é ainda mais arriscado se você nunca viajou antes. Mesmo que não haja um grande drama, passar tanto tempo sozinho com uma única pessoa pode deixar vocês dois irritados um com o outro.

Mas seguir sozinho significa que não há chance de você entrar em conflito com outra pessoa. Claro, você pode bater de frente com as pessoas que encontra no caminho, mas não tem obrigações com ninguém se for um viajante individual. O único tipo de conflito que você pode ter é o conflito interno – e, de acordo com o motivo nº. 3, a mochila solo é a oportunidade perfeita para o autoaperfeiçoamento.