Como melhorar a qualidade do áudio em vídeos

Como melhorar a qualidade do áudio em vídeos? Saiba quais as principais dicas reunidas neste conteúdo que vão ajudá-lo a produzir vídeos profissionais com uma melhor qualidade de áudio, de forma prática!

Erros técnicos e editoriais podem ser cometidos em qualquer ambiente, até mesmo em um estúdio de áudio profissional. É por isso que recomendamos ter um ótimo sistema de controle de qualidade, para ajudá-lo a manter altos padrões e reduzir quaisquer falhas que possam afetar a imagem profissional de sua empresa, além é claro, de conhecer algumas dicas práticas que podem ajudar a melhorar a qualidade do áudio em vídeos. 

Como melhorar a qualidade de áudio em vídeos?

Como melhorar a qualidade do áudio em vídeos

Confira a seguir, algumas das principais dicas para ajudá-lo a obter um controle de qualidade impecável durante a produção de vídeos profissionais ou, até mesmo, simples para as redes sociais:

1. Atente-se a qualquer possível distração durante a gravação

A chave para identificar todos os erros potenciais é certificar-se de que você está totalmente focado na tarefa em mãos. Certifique-se de que as pessoas ao seu redor estejam cientes do que você está fazendo e reserve um tempo em sua agenda para assistir ao vídeo completo antes de editar e finalizar.

Converse com as pessoas para que não atrapalhem durante a duração da gravação, que não chame os envolvidos, além de evitar barulhos e ruídos que possam atrapalhar a qualidade do áudio.

2. Ferramenta para melhorar a qualidade do áudio em vídeos

Há muitas maneiras de melhorar a qualidade do áudio em vídeos. Existem programas como Audacity ou WavePad que estão disponíveis para você melhorar a qualidade de suas gravações de voz. Você poderá obter esses dois programas que realmente têm o mesmo propósito. 

Por exemplo, o Audacity é um programa gratuito para ajudar a melhorar a qualidade das gravações de som; ele pode funcionar em diferentes sistemas operacionais, como Mac, Windows ou Linux. Com suas diferentes ferramentas, o Audacity se concentra em alcançar os maiores benefícios para seus usuários. WavePad também é uma versão gratuita de um programa para melhorar a qualidade do áudio, e vem com diversos tutoriais para seu uso, então o resultado final é mais do que convincente.

No entanto, a melhor maneira de melhorar a qualidade do som é com o Wondershare Filmora Video Editor, um programa que possui uma ferramenta de edição de áudio que permite silenciar, extrair ou até remover ruídos do seu áudio. Na maioria dos casos, esses são os recursos mais comuns de qualquer programa de edição de áudio.

Como se isso não bastasse, também tem a nova ferramenta, Audio Equalizer que permite adicionar mais efeitos sonoros, como clássicos ou graves, além de muitas outras coisas. O Audio Mixer do programa também permite editar os arquivos para que você possa mesclar diferentes faixas em uma e criar um novo som. 

Deve-se acrescentar que o programa oferece suporte completo para um grande número de formatos de áudio, como AVI, MP4 ou MKV. Com o programa, você pode usar muitos recursos, como tela verde, congelar quadro, substituição de rosto, cortar e juntar vídeos, etc. Além disso, possui uma loja de efeitos para vídeos nos quais você pode se inscrever para baixar títulos, filtros, camadas e efeitos visuais. 

Também é possível fazer upload dos vídeos para o YouTube e Redes Sociais, tornando-se uma ferramenta perfeita para criadores de conteúdo.

Você pode baixar estes aplicativos em seu smartphone Android e iOS, ou utilizar as versões online em seu computador. 

3. Como corrigir áudio distorcido em um vídeo

Você também pode obter um microfone de lapela com receptores que permitem transmitir o sinal e enviá-lo para sua câmera ou um gravador de áudio separado, uma das melhores dicas de como melhorar a qualidade do áudio em vídeos. 

Há uma grande diferença na qualidade do som entre o microfone do telefone ou da câmera e o microfone de lapela. Não só têm a melhor qualidade de som em geral, mas também faz um trabalho melhor ao cortar o ruído de fundo, como o barulho de carros no trânsito, pessoas conversando, construção, etc. Ele também vem com um pára-brisa básico e, se você estiver fotografando ao ar livre com frequência, poderá atualizar o para-brisa com algo que funcione melhor com o vento.

Ao usar uma câmera, você pode ajustar o nível de som do microfone de lapela. Quando estiver ao telefone, você precisará ouvir o áudio para ter certeza de que não está cortando (o áudio muito alto pode ficar distorcido).

Um microfone de lapela fará uma grande diferença na qualidade do som. No entanto, se você deseja um áudio cristalino, obter um mixer melhor com pré-amplificadores tornará a qualidade do áudio ainda melhor.

4. Qualidade de áudio dependendo do equipamento

digital mixer recording studio with computer recording music

A ideia a transmitir é que você não precisa investir em equipamentos de ponta para obter um som de qualidade. Na maioria das vezes é mais importante conhecer um pouco sobre o comportamento do som e saber usar corretamente os equipamentos que temos, a fim de melhorar a qualidade do áudio em vídeos.

Confira a seguir como melhorar a qualidade do áudio em vídeos dependendo do equipamento utilizado:

Gravação direta com a câmera/celular

Ou seja, usando os microfones internos do aparelho. Nessa configuração, a qualidade será em geral bastante ruim:

  • O microfone capta todo o ruído de fundo.
  • Assim que nos afastamos da câmera, o som da voz perderá muita intensidade e será indistinguível dos ruídos externos, incluindo, por exemplo, o som do sistema de foco da câmera.
  • É uma configuração que é muito afetada pela acústica (reverb, ecos, etc.)

A regra geral é tentar colocar o microfone o mais próximo possível da fonte de som (idealmente 10-20 cm). Desta forma, isolamos muito ruído ambiente e o pré-amplificador pode trabalhar em uma área ideal

Microfone direcional/shotgun à certa distância

Não é a situação ideal, mas em muitos casos não há outra escolha: por exemplo, se precisamos que o microfone não apareça no quadro ou por uma questão prática para facilitar a gravação (exteriores, situações em que outra configuração é complicada, etc.).

Microfones direcionais são aqueles que possuem mais sensibilidade em uma determinada direção (um ângulo de cobertura).

Que vantagens esse microfone teria? O microfone isola (ou atenua bastante) todos os sons vindos das laterais e da parte traseira da câmera.

Microfone conectado à câmera

Com esta opção estaríamos cumprindo muito bem a regra que mencionamos: ter o microfone muito próximo da fonte sonora. Pode ser um microfone de mão, embora o normal seja usar um microfone de lapela. 

O microfone de lapela passa bastante despercebido (pode ficar completamente escondido sob a roupa) e fica a poucos centímetros da boca, ajudando a melhorar a qualidade do áudio em vídeos.

Vantagem:

  • O microfone não precisa de muita sensibilidade, pois a fonte está muito próxima. Portanto, os ruídos externos são bastante atenuados e teremos um som muito mais limpo para começar.
  • O microfone é conectado diretamente por cabo à câmera.

Microfone conectado ao gravador de som

Semelhante ao ponto 3, mas neste caso o microfone está conectado a um equipamento especializado: um gravador de som digital ou interface de som para melhorar a qualidade do áudio em vídeos.

Vantagem:

  • Gravadores tendem a ter melhores pré-amplificadores do que câmeras e melhor gerenciamento geral de som
  • Se usarmos um gravador portátil podemos carregá-lo como um cinto e minimizar o comprimento do cabo (os cabos funcionam como antenas e capturam todo tipo de interferência e ruído eletrônico), que ajuda a melhorar a qualidade do áudio em vídeos. 
close up sound engineer hands recording music

Microfone de estúdio

Os microfones de estúdio são os que potencialmente nos darão a mais alta qualidade de som. A partir de uma certa faixa mínima teríamos um nível de qualidade muito próximo do que seria considerado gravação profissional .

Os microfones com conexão XLR usam cabos balanceados, que eliminam muito bem as interferências geradas pelo próprio cabo, o que ajuda a melhorar a qualidade do áudio em vídeos.

Vantagem:

  • Microfones de estúdio (acima de uma certa faixa) oferecem a melhor qualidade de som
  • O cabo balanceado (XLR) minimiza o ruído gerado no próprio cabo por interferência (todos os cabos atuam como antena);
  • O cabo XLR também fornece a energia necessária para os microfones condensadores e o pré-amplificador ou estágio de correspondência de impedância incluídos no próprio microfone.

Equipamento de gama profissional

Este caso representaria uma situação em que utilizamos equipamentos de ponta para produção de áudio profissional.

A ideia é que com um equipamento de gama profissional vamos potencialmente ter uma melhor qualidade de som, sim. Mas se compararmos com um dispositivo de gama média bem usado, a diferença será muito difícil de perceber.

Que diferenças existem geralmente entre uma equipe de médio porte e uma profissional?

  • Os microfones terão mais sensibilidade, maior alcance dinâmico, melhor resposta de frequência, o que ajuda a melhorar a qualidade do áudio em vídeos;
  • Cada modelo de microfone é especializado para um tipo de voz, um instrumento, uma situação… Numa produção profissional, seriam utilizados os microfones mais adequados.
  • Os pré-amplificadores terão uma resposta mais linear, introduzirão menos ruído eletrônico, terão melhor isolamento contra interferências;
  • O equipamento será mais robusto e terá maior redundância contra falhas;
  • A interface da equipe será mais complexa e flexível: mais canais, mais opções de configuração por canal, etc.

Agora que sabe quais as principais dicas, aproveite-as em suas próximas gravações.

Deixe um comentário