Na sua conclusão, esta será a torre mais alta da África

Abidjan está testemunhando um aumento impressionante no crescimento da infraestrutura, demonstrado pelo que será a estrutura mais alta do continente.

Catedral de São Paulo, Abidjan Shutterstock

Embora possamos discutir se Chicago ou Nova York é o local de nascimento dos arranha-céus modernos, não há como negar que sempre fomos fascinados por alturas imponentes e estruturas altas. Alguns, como o colunista do New Yorker Paul Goldberger, descreveram nossa obsessão por estruturas altas como “uma busca sem sentido e estimulante”. O castelo por excelência no ar. Concedido, espaço e eficiência fazem alguns argumentos sólidos. No entanto, a verdade é que a maioria das estruturas altas que remodelaram os horizontes de muitas de nossas cidades e metrópoles foram inspiradas não pela eficiência prática, mas pelo orgulho. Alguns incluiriam ego e arrogância.

Seja qual for o caso, o fascínio da altura não está prestes a desaparecer. É como se tivéssemos inveja das águias, das sequóias e dos Great Smokies. Seguindo esta tendência, a Torre F de Abidjan está prestes a se tornar o edifício mais alto da África.

Aqui está o que saber sobre a Torre F de Abidjan

O mais importante a saber sobre a Torre F é que, quando concluída, ela se tornará a estrutura mais alta da África. A parte de concreto da Torre F deverá ter 373,2 metros de altura. No entanto, de acordo com vários relatórios, a altura total da estrutura será de 385,8 metros quando concluída. Embora seja muito mais curto do que a altura do Burj Khalifa de cerca de 828 metros – ele se eleva acima de muitos arranha-céus americanos, como o Empire State Building (381 metros), a Bank of America Tower (366 metros) e o St. Regis Chicago (363 metros). ). Ainda assim, de acordo com Statista, oito prédios americanos ainda serão os mais altos da África. A Torre F é uma torre. Embora o termo seja usado de forma intercambiável com outros como “edifício” ou “estrutura”, há uma distinção tênue.

Tecnicamente, uma torre tende a ser alta em proporção ao tamanho de sua base. E a diferença geralmente é notável e significativa. Além disso, enquanto um edifício é habitável, uma torre é normalmente construída por outros motivos além de habitação ou trabalho. Muitas vezes, servem como plataformas de observação, transmissores de telecomunicações ou instalações militares. Não obstante, a F Tower consistirá principalmente em blocos de escritórios. Arranhando o céu de Abidjan desde o centro da cidade, a F Tower será o sexto arranha-céu do Central Business District. Atualmente, a torre mais alta da África é a Grande Mesquita de Argel, também conhecida como Djamaa el Djazaïr, que tem 264 metros de altura e tem o minarete mais alto do mundo.

Outros fatos interessantes sobre o que será a estrutura mais alta da África

A tarefa de projetar a F Tower coube à PFO Africa, a principal empresa de construção da Costa do Marfim, que também tem interesses de investimento em mineração e imobiliário. As honras vão especialmente para o arquiteto formado na Bélgica, Pierre Fakhoury, que supostamente foi o cérebro por trás da planta arquitetônica da torre. Para acompanhar a conclusão da F Tower, no entanto, a PFO Africa contratou o grupo de construção Besix, com sede em Bruxelas, para se encarregar da construção da torre até a conclusão. Entre os outros projetos em andamento de Besix que são notáveis ​​estão a Triangle Tower, a terceira torre mais alta de Paris, bem como a Kangaroo Point Green Bridge de 460 metros de comprimento em Brisbane, Austrália – uma das pontes para pedestres de estaiada de maior extensão em o planeta.

Quando concluída, a F Tower terá 64 andares de escritórios. Contará ainda com um conjunto de instalações e amenidades adicionais, entre as quais um auditório com capacidade para acomodar confortavelmente cerca de 200 pessoas. O exterior do edifício é supostamente inspirado na simetria das máscaras tribais africanas. A influência e a inspiração dos tecidos tradicionais africanos estarão também evidenciadas nos contrastes e reflexos do exterior do edifício, que contará com uma dupla pele com facetas inclinadas.

A F Tower e a mudança do horizonte de Abidjan

É notável que a F Tower esteja nos planos de desenvolvimento urbano de Abidjan, capital da Costa do Marfim, desde 1970. Agora, está prestes a adicionar um toque de brilho e glamour a uma cidade que foi batizada de “Manhattan da África” por causa de seus arranha-céus imponentes e edifícios chamativos. Também conhecida como a “Paris da África Ocidental”, Abidjan combina o ar de espírito livre americano, o estilo de vida francês e o orgulho da África Ocidental. Com praias principalmente em torno da lagoa ladeadas por belas palmeiras em forma de cone e uma vida noturna considerada uma das mais animadas de toda a África, Abidjan é uma cidade que vale a pena visitar seja para turismo de negócios, cultura ou apenas para pontos turísticos e cenas que abundam.

  • Onde fica a F Tower? A F Tower está localizada no distrito de Plateau, no centro da cidade, e uma das dez comunas da cidade.

E com a imponente F Tower em seu meio movimentado, o apelo estético da cidade está garantido. Hoje, Abidjan está testemunhando um aumento impressionante no crescimento da infraestrutura, sem dúvida como resultado da estabilidade política.