A Costa do Marfim é um país gratificante para visitar e possui florestas tropicais e populações selvagens de chimpanzés.
A maioria das pessoas que visitam a África subsaariana vão para a África Austral (especialmente África do Sul) e África Oriental (especialmente Quênia e Tanzânia). Poucos visitam a África Ocidental. A África Ocidental tem muitos países pequenos (e a populosa Nigéria) e é a origem ancestral de muitas pessoas na América e no Caribe de ascendência africana. A região é o lar do vodu (visite os mercados de vodu no Togo).
A África Ocidental também é uma região atormentada pela instabilidade e pobreza. Mas alguns países são relativamente mais desenvolvidos e estáveis do que outros. Dois dos melhores países para visitar na África Ocidental incluem o Senegal e a Costa do Marfim. Uma viagem à Costa do Marfim pode ser muito gratificante se for bem planejada.
Costa do Marfim – Uma das principais nações da África Ocidental
A Costa do Marfim, também chamada de Côte d’Ivoire em francês, é um dos principais países da África Ocidental. Sua língua oficial é o francês, enquanto a maioria das pessoas fala um mosaico de cerca de 78 línguas indígenas. A Costa do Marfim faz fronteira com os países da Guiné, Libéria, Mali, Burkina Faso e Gana.
- Capital: Yamoussoukro
- A maior cidade: Abidjan
- População: 30 milhões
- Tamanho: 125.000 milhas quadradas
Hoje, a Costa do Marfim é o maior exportador mundial de grãos de cacau e é comparativamente desenvolvida em comparação com alguns outros países da região.
Viajantes para a Costa do Marfim descobrem praias tropicais virgens repletas de estrelas do mar e palmeiras. Resorts de praia podem ser encontrados em Assinie e Grand Bassam. A Costa do Marfim é o lar das altas montanhas cobertas de grama do Monte Nimba e das florestas tropicais cobertas de névoa, onde os chimpanzés vivem em suas tropas familiares.
Os visitantes de primeira viagem à África Ocidental e à Costa do Marfim são aconselhados a fazer excursões organizadas pelo país. Pessoas que nunca visitaram países africanos antes podem achar difícil viajar. Descubra a Costa do Marfim oferece uma gama completa de passeios totalmente guiados que realmente abrem o país. Eles têm uma seleção de passeios de 9 a 11 dias pelo país.
- Excursão de 9 dias: A partir de US$ 1.500 por pessoa
Todos os portadores de passaportes ocidentais exigem um visto ou visto eletrônico com antecedência para visitar a Costa do Marfim – portanto, planeje com antecedência.
Parques Nacionais da Costa do Marfim
Existem muitos parques nacionais na Costa do Marfim que abrigam alguns dos animais selvagens mais emblemáticos da África. Lá, o Parque Nacional de Comoe tem 500 quilômetros (300 milhas) de trilhas de nível e está repleto de elefantes, búfalos, Cobe Buffon, leões, hipopótamos e muito mais. Outros parques nacionais têm rinocerontes, hartebeests e chimpanzés.
Um dos parques nacionais mais famosos do país é o Parque Nacional Tai. O parque abrange 3.000 quilômetros quadrados e é uma das maiores áreas protegidas do que resta das florestas tropicais da Alta Guiné (essas florestas tropicais já dominaram toda a África Ocidental).
A última é esculpida com enormes vales fluviais e cercada por savanas ondulantes. Nessas paisagens sobrenaturais vivem hipopótamos pigmeus, macacos colobus, antílopes e chimpanzés. Estas cinco espécies estão na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. A sua notável biodiversidade conferiu-lhe o estatuto de reserva da biosfera.
- Inscrito: Como Património Mundial desde 1982
A Costa do Marfim abriga nove parques nacionais – Assagny, Banco, Comoe, Iles Ehotiles, Marahoue, Mont Peko, Mont Sangbe e Tai National Parks.
Visite a cidade rústica de Man
Outro destino notável é a cidade rústica de Man, no coração das bordas acidentadas das montanhas de Toura. Aqui pode-se obter algum alívio do clima tropical no clima das terras altas do Homem entre os picos e vales. Existem oportunidades fantásticas para caminhadas e extensões intermináveis de plantações e fazendas de cacau.
As principais atrações ao redor de Man são a cachoeira La Cascade, a floresta dos macacos e um afloramento rochoso com vista para a cidade chamado La Den de Man (ou o dente do Homem). A cachoeira La Cascade é cercada por uma floresta de bambu e abriga muitas libélulas coloridas e muitos tipos de borboletas.
Além de explorar a vida selvagem e as paisagens da Costa do Marfim, reserve um tempo para aprender sobre as culturas locais do país. Visite os mercados locais e procure eventos e celebrações tradicionais.
Embora a Costa do Marfim possa ser um dos melhores países para se visitar na África Ocidental, ainda não é um destino regular. Os viajantes devem verificar as condições atuais e os conselhos de viagem do Departamento de Estado antes de viajar.