Poutine Pit Stop: onde encontrar o melhor em Montreal

O Canadá é conhecido por seu poutine, e os melhores lugares para encontrá-lo em Montreal não estão longe de onde se originou em 1957.

Poutine Pit Stop onde encontrar o melhor em Montreal

O altamente cobiçado prazer culpado conhecido como poutine foi, de fato, criado em Quebec, Canadá. O que significa que não há outro lugar melhor para experimentá-lo do que o local de origem – certo? Direita!

Embora possa parecer simples fritar algumas batatas fritas saborosas, cobri-las com coalhada de queijo e uma camada de molho decadente, na verdade não é tão fácil assim. Muitos estabelecimentos em todo o mundo tentaram recriar o poutine original vindo do norte e o fizeram sem sucesso. No entanto, em Quebec, continua o mesmo que era no final dos anos 1950, um alimento básico na culinária canadense e em quase todos os restaurantes de serviço completo. Aqui é onde os visitantes podem encontrar os locais mais apreciados para este prato favorito.

Mas primeiro, uma história de como Poutine foi criado

Warwick, Quebec, foi onde o poutine foi criado pela primeira vez. O ano era 1957, e um homem chamado Fernand Lachance fez algo simples, mas que mudou sua vida. Ao adicionar coalhada de queijo a batatas fritas e regá-las com molho, um novo prato nasceu com uma ação muito simples. O nome do prato é na verdade uma gíria para ‘bagunça’, que descreve com bastante precisão como é cavar uma pilha de batatas fritas quentes, molho e queijo.

A principal característica do poutine é, sem dúvida, a forma como a coalhada de queijo range quando comida; se poutine afirma ser isso sem aquele guincho, então não é verdadeiramente autêntico. Embora não existam regras específicas sobre o molho ou o tipo de queijo coalho (como se vê em muitos dos melhores poutines de restaurantes), a adição clássica deve ser sempre queijo de verdade, com uma deliciosa cobertura de molho.

La Banquise

Quando se trata de poutine autêntico e uma variedade de opções, La Banquise é o único lugar onde visitantes e moradores locais podem se relacionar com seus favoritos. O menu inclui nada menos que 30 tipos de poutine, cada um com um toque diferente. Cada prato varia do tipo de carne usada ao tipo de molho que é derramado por cima, e todos são deliciosos por si só. Há até opções veganas para quem não come carne, o que torna este restaurante também um dos mais versáteis de Montreal. Pronto para a melhor parte? La Banquise também está aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que o torna uma ótima parada para quem quer satisfazer aquele desejo de poutine à 1 da manhã.

  • Prato imperdível: O clássico poutine e a salada grega
  • Horas: 24/7, todos os dias

Patati Patata

Vale a pena esperar na fila do Patati Patata para comer um dos melhores poutine de Montreal. Embora a fila possa envolver o prédio, um prato de poutine de estilo original é a coisa certa para aquecê-lo em um dia frio. Há lugares limitados no restaurante, por isso, se os turistas forem aventureiros o suficiente para experimentar, certifique-se de fazer fila cedo e escolher um dia em que o tempo esteja a seu favor. O Poutine at Patati Patata é feito com batatas fritas mais finas do que a maioria, coalhada de queijo fresco e uma boa dose de molho. Não é nada parecido com qualquer coisa que os fãs de poutine já tenham comido antes, e eles têm o prato de assinatura.

  • Deve tentar: Patatine com cogumelos, pimentão e cebola
  • Horas: Diariamente, das 11h às 13h

Frite Alors!

Ao considerar quantos tipos diferentes de poutine realmente existem, é quase difícil para alguém entender. É o caso de estabelecimentos como o Frites Alors! que não só tem um menu completo de poutine, mas também serve reviravoltas internacionais. O poutine aqui também é aclamado como um dos melhores do mundo, com suas batatas fritas ao estilo belga e um delicioso molho. Fritas Alors! também oferece opções veganas, por isso é um ótimo local para refeições sem carne também.

  • Deve tentar: La Frite Alors!, poutine vegano
  • Horas: Os horários variam de acordo com o local

Au Pied de Cochon

Para poutine mais sofisticado, não procure mais do que Au Pied de Cochon. Este é o tipo de poutine que pede uma boa imersão com algumas batatas fritas recém-fritas, já que a coalhada de queijo começa a derreter neste delicioso mashup. É uma comida sofisticada feita da maneira certa (bagunçada) com a quantidade certa de sabor e atrai quem procura algo elevado, mas ainda assim reconfortante. O prato de assinatura do restaurante apresenta foie gras de uma forma que nenhum outro fez: como a peça central em cima de um prato de poutine tradicional.

  • Deve tentar: Poutine de luxo com foie gras
  • Horas: Quarta a domingo, 17:00 – 23:00, fechado segunda e terça