O tratamento ortomolecular tem como objetivo identificar e tratar os desequilíbrios metabólicos causadas principalmente pela alimentação e prega uma verdadeira reeducação de estilo de vida, que inclui usar o tratamento ortomolecular para emagrecer, fortalecer as defesas do organismo, minimizar os efeitos do envelhecimento através do combate aos radicais livres e corrigir os níveis de vitaminas e minerais essenciais.
Como os médicos ortomoleculares são cada vez mais procurados, alguns esclarecimentos podem ser necessários antes de começar um tratamento tendo como base a medicina ortomolecular.
Alimentos e suplementos no tratamento ortomeolecular
O gatilho que o tratamento ortomolecular usa para ativar os benefícios que ele propaga é o consumo de alimentos naturais e suplementos vitamínicos, minerais, enzimáticos e proteicos para atingir o equilíbrio metabólico. Para saber quais são as carências de cada indivíduo o médico ortomolecular segue alguns passos:
- Na consulta, é pedido um exame de sangue com ênfase nas análises bioquímicas e hormonais.
- Após este primeira análise, pedem-se exames mais complexos e detalhados para identificar carências e dosagens excessivas de nutrientes, desde exames de sangue mais específicos até biópsias.
- De posse destes dados, mais uma anamnese sobre seus hábitos diários, o médico ortomolecular determina uma dieta balanceada baseada principalmente em alimentos frescos, fibras e os chamados alimentos funcionais.
- Essa dieta é complementada com doses calculadas de vitaminas, minerais e qualquer substância cuja carência seja percebida nos exames.
Emagrecer seguindo o tratamento ortomolecular
O objetivo primordial do tratamento ortomolecular é fazer com que o metabolismo livre-se de toxinas e demais impurezas que o impedem de cumprir sua função, deixando a pessoa mais saudável graças a hábitos salutares, fazendo com que você emagreça de forma natural.
Considere o ato de emagrecer como um bônus; como a base para a obtenção do equilíbrio acontece através da reeducação alimentar, é natural que pessoa emagreça com saúde e com a agradável possibilidade de manter o peso ideal sem cair no temido círculo vicioso do efeito sanfona. Veja porque muitas atrizes e personalidades usam o tratamento ortomolecular para emagrecer.
- A maioria das dietas ortomoleculares prega o aumento do consumo de verduras, frutas e legumes muito frescos. Essa exigência de frescor não é gratuita; quanto mais fresco é o alimento, maior o valor nutricional.
- A suplementação alimentar tem como meta aumentar a resistência imunológica, fortalecer pele, unhas e cabelo, diminuir a retenção de líquidos e aumentar o ânimo. Uma pessoa mais forte e mais motivada torna-se mais ativa, perdendo calorias por tabela ao incluir de bom grado uma atividade física na rotina.
- Entre os minerais mais usados para suplementação alimentar estão o zinco, para reforçar o sistema imunológico, o cálcio, importante para ossos e dentes fortes, o selênio, para regular a gândula tireoide, entre outros.
Embora o tratamento ortomolecular tenha milhares de adeptos espalhados pelo mundo, ainda existem pontos controversos, envolvendo principalmente os suplementos.
Procure manter a saúde em dia
Manter a saúde em dia, é sempre o caminho do sucesso para ter uma vida saudável e um corpo em dia. Para melhorar o pH do organismo, nada melhor que cuidar da própria água que consome, nesses casos, recomendamos o uso da Jarra Alcaline da Nipponflex.
Veja mais no vídeo abaixo:
Ao optar pelo método ortomolecular, procure médicos com histórico de precisão diagnóstica e cuidado ao prescrever qualquer vitamina. Nunca comece qualquer tratamento para eliminar peso sem um rigoroso acompanhamento médico.
Até a próxima!
Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!