A Trilha dos Apalaches atrai milhares de caminhantes todos os anos, mas nem sempre foi planejada para ser apenas uma rota de caminhada nacional.
Algo tão grande e popular quanto a Trilha dos Apalaches certamente terá uma história de origem interessante e, como se vê, essa trilha de 2.190 milhas certamente tem. O que começou como uma ideia um tanto simples agora se transformou em uma caminhada monstruosa, com suas trilhas vendo mais de milhares anualmente.
Apesar do nome, a Trilha dos Apalaches serpenteia pela maior parte da Costa Leste, não apenas pelas Montanhas Apalaches. A trilha recebeu esse nome em parte devido ao fato de começar na Geórgia antes de percorrer os Apalaches, antes de terminar no cume de Katahdin, Maine. Então, como essa jornada incrível foi criada? Acontece que com muita perseverança e visão de futuro.
Os primórdios de uma… comunidade rural?
Inicialmente, a ideia da Trilha dos Apalaches não era nada do que existe hoje. O homem responsável pela ideia atendia pelo nome de Benton MacKaye, que originalmente não havia sugerido uma caminhada. Em vez disso, foi ideia dele criar o que The Trek chamou de um ‘ideal utópico’ que apresentaria acampamentos comunitários autônomos. A ideia era montar esses acampamentos perto da trilha, e eles seriam totalmente dependentes de seus próprios meios agrícolas de subsistência. Eventualmente, a ideia era permitir que as pessoas apreciassem a vida autêntica na montanha, tendo o apoio de uma comunidade com ideias semelhantes.
Com o tempo, MacKaye encontrou aquelas pessoas com ideias semelhantes que começaram como a Appalachian Trail Conference, mas que eventualmente se tornariam a Appalachian Trail Conservancy, conhecida como ATC. Embora a Trilha dos Apalaches fosse apenas uma parte do plano, este foi o primeiro passo – as comunidades foram planejadas para começar após sua criação. Infelizmente, a Trilha dos Apalaches foi um feito incrível em teoria, mas provou ser difícil de decolar – sem trocadilhos. Bem na década de 1920, o AT ainda não foi concluído e McKay descobriu que os estados do sul estavam lutando para progredir. Em resposta, um homem chamado Arthur Perkins, que era juiz aposentado, assumiu a conclusão da trilha. Isso também atraiu a atenção de um homem chamado Myron Avery, que era advogado em Washington. Com esses dois agora liderando o ataque, Avery se tornou o chefe do ATC sobre Perkins, enquanto a equipe continuou mapeando os planos para os estados do sul.
Com o passar do tempo, Avery e MacKaye começaram a bater de frente, com a visão mais rústica e tradicional de MacKaye de trilhas nas montanhas ficando aquém da abordagem mais moderna de Avery para a construção de trilhas nas montanhas. Em 1935, MacKaye desistiu do projeto AT quase totalmente, concentrando-se em outras coisas, enquanto Avery continuou com o que agora era sua visão para o resultado final. Em agosto de 1937, a trilha foi finalmente concluída, abrangendo desde o ponto pretendido da Geórgia até o Maine, mas isso não significa que foi concluída.
Fatores Ambientais
Deve-se afirmar que, durante esse período, a década de 1940 estava passando por uma espécie de revolução industrial quando se tratava de estradas e transportes. O público em geral tinha um interesse maior em viagens, o que significava que preencher as lacunas entre os estados era uma prioridade, interferindo assim nos métodos mais simples de viagem – como a caminhada. O início dos anos mais difíceis da Trilha dos Apalaches começou com o furacão de 1938.
Apenas um ano após a conclusão da trilha inicial, este furacão não apenas devastou a costa leste, mas também danificou partes da trilha no nordeste. Para adicionar insulto à lesão, uma extensão do Blue Ridge Parkway foi construída no mesmo ano, tornando o progresso ainda mais desafiador. Embora 120 milhas do AT estivessem agora deslocadas, as discussões sobre setores de terras privadas logo começaram com – o golpe final – o início da Segunda Guerra Mundial, que interrompeu o progresso por décadas.
A Conclusão do AT, Finalmente
Aqueles familiarizados com a história do AT provavelmente conhecerão o nome Earl Shaffer, que foi o primeiro caminhante a completar a Trilha dos Apalaches do início ao fim. Essa conquista não tão simples pareceu revigorar os esforços para completar totalmente a trilha em 1948. Em 1951, o AT foi oficialmente declarado aberto e outros caminhantes foram permitidos na trilha para completar a trilha de caminhada intencional mais longa em História americana.
O trabalho continuou ao longo das décadas e, mais recentemente, em 2014, a trilha tornou-se parte de terras federais depois que Lyndon B. Johnson assinou a Lei do Sistema Nacional de Trilhas em 1968. Depois de quase uma década – 91 anos, para ser exato – a Trilha dos Apalaches foi finalmente reconhecida e protegida como terra federal. Hoje, continua a receber milhares de caminhantes todos os anos, que o completam ao longo de quatro a seis meses.