Visitando a Babilônia: uma das cidades mais antigas e importantes do mundo antigo

O local da Babilônia pode ser visitado hoje e continua sendo uma das cidades mais importantes já conhecidas do mundo antigo.

Friso de tijolo babilônico

A Babilônia já foi o centro do Império Babilônico e foi considerada um centro de comércio, arte e aprendizado. Foi a Babilônia que conquistou e destruiu o Reino da Judéia, conforme registrado na Bíblia, forçando os habitantes a um exílio de 70 anos. Poucas pessoas visitam o Iraque agora por causa de problemas de segurança, mas já foi um dos lugares populares para as pessoas irem.

O Iraque abriga muitas das cidades mais antigas do mundo, tem a maior parte do Crescente Fértil e foi apelidado de Berço da Civilização. Foi aqui que a agricultura, a escrita e os primeiros impérios se desenvolveram.

História da Babilônia

No seu auge, estima-se que tenha sido a maior cidade primitiva do mundo e sua população poderia ter sido a primeira a subir para mais de 200.000. O Império Babilônico deixou seu mercado e foi onde alguns dos impérios mais influentes do mundo antigo governaram.

  • Impérios: Antigo Império Babilônico e Neo Império Babilônico

Havia dois impérios babilônicos para levar o nome. O primeiro foi o Antigo Império Babilônico e o governante mais famoso desse império foi Hammurabi, que reinou de 1.792 aC a 1750 aC.

Ele era famoso por seu Código de Hammurabi – é o texto legal mais longo, mais bem organizado e mais bem preservado do antigo Oriente Próximo. É saudado como uma das grandes conquistas das leis codificadas. Nele, Hammurabi reivindica mandato divino para impedir que os fortes oprimam os fracos. Algumas das leis parecem muito injustas para nós hoje

Código de Hamurabi: Linhas 200-201, 209-210,

“Se um homem arrancar um dente de um homem de sua própria categoria, eles devem arrancar seu dente; Se ele arrancar um dente de um plebeu, ele deve pagar um terço de mina de prata”

“Se um homem golpeou uma mulher livre grávida e a fez abortar, ele pagará dez siclos pelo aborto dela. Se aquela mulher morrer, sua filha será morta.”

Mas o império mais famoso é o Império Neobabilônico sob Nabucodonosor II (de 604 a 561 aC). Foi quando muitos dos grandes edifícios e construções foram construídos. Essas construções incluíam os terrenos imperiais, o Etemenanki Zigurate, o Portão de Ishtar e possivelmente os Jardins Suspensos da Babilônia.

  • População: Talvez o primeiro a chegar aos 200.000

É o local da mais misteriosa das Sete Maravilhas do Mundo Antigo – os Jardins Suspensos da Babilônia. Esses jardins nunca foram encontrados, levando alguns a questionar se eles já existiram ou existiram em outra cidade. Ainda assim, também é bastante provável que eles continuem a ser descobertos.

  • Localização de: Os Jardins Suspensos da Babilônia

Hoje é um sítio arqueológico no Iraque e fica a cerca de 85 quilômetros ou 53 milhas ao sul de Bagdá. Abrange uma área de cerca de 1054 hectares e é agora um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Visitando a Babilônia hoje

A maioria dos visitantes do site são iraquianos – já que o Iraque não é considerado um país seguro para se visitar. Infelizmente, a Babilônia está localizada no que hoje é uma parte empobrecida e insegura do Iraque e, portanto, é apenas para os viajantes mais intrépidos. Uma parte mais segura do Iraque para visitar é o Curdistão iraquiano, no norte do país.

  • Política de vistos: Iraque agora é visto na chegada para quase todos os países ocidentais

Ao visitar a Babilônia, passará pelos arcos do palácio reconstruído do rei Nabucodonosor II. Cerca de 3.000 anos após seu reinado, os visitantes ainda podem admirar um friso de tijolos representando as estranhas criaturas que se parecem com leões com garras de águia.

Infelizmente, não há muito para ver hoje. O local sofreu saques coloniais e depois os sonhos malucos de Saddam Hussein. Se isso não bastasse, o local foi ainda mais danificado pelos americanos após a invasão do Iraque em 2003, quando eles estabeleceram uma base militar nas proximidades e dirigiram maquinário pesado ao redor do local. Houve até relatórios da UNSECO de soldados multinacionais quebrando tijolos antigos.

Excursão de 4 dias por Bagdá e antiga Babilônia

As excursões à Babilônia são poucas, pois o Iraque não é um país muito seguro e a maioria dos governos recomenda não viajar para lá. Mas para os viajantes intrépidos que estão preparados para o que for preciso, visitar o Iraque e a Babilônia pode ser muito gratificante.

Tour HQ oferece sua excursão de 4 dias por Bagdá e antiga Babilônia. Neste passeio, pode-se ver os numerosos artefatos em exibição no Museu Nacional do Iraque, visitar o minarete da Grande Mesquita de Samarra, visitar o majestoso Museu do Palácio de Saddam e explorar as ruínas da antiga cidade da Babilônia.

class=”item_hldr”>

classe=”cartão”>

class=”cartão-conteúdo”>

classe=”item”>

class=”item_body”>

Itinerário:

Dia 1: Chegada em Bagdá

Dia 2: Excursão a Bagdá

Dia 3: Excursão ao Minarete de Malwiy

Dia 4: Excursão à Antiga Babilônia

  • Língua: Inglês
  • Custo: A partir de US$ 1.500