Tauranga e Whakatane são portas de entrada para a Bay of Plenty e também estão próximas da White Island.
O subúrbio Mount Maunganui de Tauranga e a cidade de Whakatane são dois lugares lindos na Bay of Plenty da Nova Zelândia. Os turistas adoram o Monte Maunganui por suas praias de areia branca e caminhadas panorâmicas até o extinto vulcão Maunganui. Whakatane é famosa por ser a cidade mais ensolarada da Ilha do Norte. Ambos os locais oferecem voos panorâmicos sobre a baía durante os quais os passageiros podem ver um dos vulcões mais ativos do país, White Island ou Wakaari. Esta ilha vulcânica é apenas uma das muitas atrações turísticas da região.
Monte Maunganui
Mount Maunganui é o lar dos melhores resorts de praia da Nova Zelândia. Originalmente, era uma cidade independente, mas hoje é um bairro de Tauranga. Na década de 1980, o governo construiu uma ponte conectando-a à cidade portuária maior. Isso encurtou a viagem do centro histórico de Tauranga ao Monte Maunganui para cerca de 15 minutos. Não muito tempo depois, o Monte Maunganui tornou-se oficialmente um subúrbio de Tauranga.
A geografia do Monte Maunganui o torna excepcionalmente bonito. O bairro ocupa uma península de restinga com um vulcão extinto na ponta. Isso significa que duas praias o flanqueiam. Um está voltado para a baía e o outro oferece vista para o porto de Tauranga. Em seu ponto mais estreito, o subúrbio mede apenas alguns quarteirões de largura com o oceano de cada lado.
O vulcão extinto na ponta da península, conhecido como Mauao, tem trilhas para caminhada ao seu redor. Os visitantes que chegam ao pico desfrutam de uma vista incrível da Baía de Plenty, da cidade de Tauranga e da Cordilheira Kaimai.
Os viajantes aqui podem escolher entre uma variedade de passeios de helicóptero pela Bay of Plenty. Esses passeios geralmente incluem a Ilha Branca em seus itinerários. Os turistas também gostam de aventuras de mergulho e observação de golfinhos. Claro, a principal atração é simplesmente relaxar na praia, tomando banho de sol.
Whakatane
Whakatane, também na Bay of Plenty, é famosa por ter o maior número de horas de sol por ano na Nova Zelândia. Os visitantes podem encontrar esta cidade a apenas uma hora e meia de carro a sudeste de Tauranga. Os pescadores puxam mais atum rabilho das águas próximas do que em qualquer outro lugar do país. Observar a vida selvagem é um passatempo popular em Whakatane. Os viajantes costumam ver focas, golfinhos, aves marinhas e baleias ao largo da costa. Como o Monte Maunganui, esta cidade tem belas praias para os turistas desfrutarem e se divertirem.
Voos panorâmicos diários partem do Aeroporto de Whakatane. Esses pequenos aviões voam diretamente sobre a Ilha Branca, proporcionando aos turistas a melhor vista do vulcão. Eles também podem observar a bela paisagem da Baía de Plenty e suas inúmeras ilhas.
Ilha Branca e outras atrações vulcânicas
Até 2019, a Ilha Branca era uma grande atração turística. Viajantes aventureiros podem andar de barco até suas margens e caminhar até a cratera. Os caminhantes adoravam ver lama fervente, saídas de vapor e outras formações incomuns.
Infelizmente, o vulcão ativo entrou em erupção sem aviso prévio. Pedras voadoras e lava prejudicaram vários turistas e, para alguns, foi o último lugar que visitaram. Atualmente, as operadoras não oferecem passeios terrestres pela ilha. É a maneira deles de mostrar respeito pelas pessoas e famílias que o vulcão impactou em 2019. Helicópteros e pequenos aviões ainda sobrevoam para que as pessoas possam ver a ilha.
Felizmente, formações termais e vulcânicas pontilham a região ao redor da Bay of Plenty. Qualquer pessoa interessada em ver saídas de vapor, gêiseres, lama fervente e paisagens coloridas deve incluir locais alternativos em seus planos de viagem.
O Whakarewarewa Geothermal Valley, perto da cidade de Rotorua, fica a cerca de uma hora para o interior de Tauranga ou Whakatane. Esta área interessará aos viajantes interessados na geologia da região, bem como na cultura Maori.
As características naturais do parque incluem vários gêiseres ativos, lama fervente e piscinas termais. Nas análises do Google, alguns visitantes o comparam favoravelmente ao Parque Nacional de Yellowstone. Pohutu, o gêiser mais famoso, entra em erupção várias vezes ao dia e às vezes chega a 20 metros de altura.
Cerca de 20 famílias maori tradicionais vivem juntas perto da cidade de Rotorua. Eles possuem e gerenciam o parque geotérmico. Os turistas podem visitar sua aldeia para aprender mais sobre sua cultura por meio de eventos culinários, musicais e educacionais.
Os viajantes encontrarão o Waimangu Volcanic Valley nas proximidades. Este parque inclui a Frying Pan Lake Crater e a Inferno Crater. Os visitantes também podem fazer um passeio de barco pelo Lago Rotomahana e ver as falésias fumegantes.
A Baía da Abundância
A região de Bay of Plenty da Ilha Norte oferece aos turistas a experiência de uma vida. Desde curtir as praias até andar de caiaque na baía, há amplas oportunidades para visitantes ativos. Os interessados nas características naturais únicas da região vão adorar visitar parques geotérmicos, cachoeiras e florestas. Os amantes dos animais podem ver animais marinhos como focas, baleias, orcas e golfinhos. A Bay of Plenty é um destino de visita obrigatória.