Segundo a lenda, este local exato é onde se pode encontrar uma fonte da eterna juventude – mas quão verdadeira é a história, realmente?
A ideia da juventude eterna, ou mesmo da imortalidade, é algo idolatrado há séculos. A noção de beleza que não envelhece um único dia é algo conhecido apenas por deuses e deusas, espíritos antigos e entidades poderosas. A ideia de um mero mortal possuir tais qualidades sempre foi uma ideia que fascinou os humanos – e alguns acreditavam que poderia estar ao seu alcance.
Uma dessas pessoas, Ponce de Leon, foi creditada com a busca pela juventude eterna na forma de uma fonte mística. A juventude e a beleza eternas são frequentemente associadas ao tema da água, sempre fluindo e infinita, e ele acreditava ter encontrado isso na Flórida.
Hoje, pode-se visitar a ‘Fonte da Juventude’ em Santo Agostinho, onde existe um parque arqueológico dedicado a ela e sua incrível história.
O início da fonte da juventude de Santo Agostinho
Para entender a história e a teoria por trás da Fonte da Juventude que agora está protegida em Santo Agostinho, é preciso primeiro entender o processo de como ela foi descoberta. Quando Ponce de Leon chegou à Flórida em 1513, 50 anos antes do primeiro assentamento colonial da Nova Inglaterra, acreditava-se que uma lenda como a fonte era o que ele estava procurando. No entanto, isso não foi escrito até depois de sua morte. Independentemente disso, as evidências apontam para o fato de que a Flórida foi especificamente escolhida quando se trata da busca pela juventude eterna.
A pessoa responsável por convencer Ponce de Leon era uma mulher que atendia pelo nome de Diamond Lil. Depois de várias excursões aventureiras pela América, ela acabou na Flórida, onde comprou uma propriedade que por acaso continha um poço. Sem saber a causa de Leon, Diamond Lil batizou-a bem de ‘Fonte da Juventude’, chamando a atenção do explorador. Depois de algumas rondas convincentes em torno da propriedade e supostos artefatos mostrados, ele se convenceu – assim, o local ficou conhecido como a Fonte da Juventude oficial.
Na realidade, isso foi ainda mais convincente devido às fontes termais naturais que podem ser encontradas na Flórida. Sem a ciência moderna, a origem dessas águas minerais era um mistério e se tornaram locais ‘mágicos’. Os artefatos que foram mostrados a Leon eram provavelmente de origem nativa americana, o que era prova suficiente para confirmar sua crença.
A fonte da juventude hoje
Durante o século XIX, o local da fonte tornou-se uma atração turística, e não foi a única. Várias fontes termais atraíram turistas de toda a área devido à sua cura mística e propriedades “desafiadoras da idade”. Mesmo muito tempo depois que Leon se foi, essas fontes continuaram a confundir e intrigar as pessoas por séculos. O local desta fonte passou por vários proprietários antes de cair nas mãos de uma mulher chamada Luella Day McConnell, conhecida por seus modos excêntricos. Ela conseguiu atrair ainda mais atenção para a atração, apresentando níqueis revestidos com água jovem e criando estruturas dedicadas aos poderes místicos da fonte, convencendo assim os antigos membros de Santo Agostinho de sua verdade.
Quando Walter B. Fraser comprou o terreno após o falecimento de McConnell, ele deu os retoques finais no que logo seria a “atração mais antiga” da Flórida, de acordo com a Roadside Attractions. Isso não estava errado, e esse novo nome ganhou ainda mais atenção do que anteriormente. A terra ainda pertence à família Fraser e também abriga algumas descobertas arqueológicas significativas – incluindo restos de uma civilização Timucuan e o local da primeira missão católica romana. Mais expedições de escavação desenterraram uma vila inteira que pertenceu ao povo Timucuan, marcando o local do primeiro assentamento na Flórida.
Visitando a Fonte da Juventude
Hoje, as visitas à Fonte da Juventude incluem um passeio por seus 15 acres de terra histórica. Os visitantes aprenderão sobre o primeiro assentamento no país, tecnicamente considerado a primeira cidade oficial do país, bem como a tradição por trás da suposta Fonte da Juventude. Eles também aprenderão sobre a viagem extravagante de Ponce de Leon, com uma viagem à Spring House, o local da famosa fonte. Para os verdadeiramente interessados em provar – literalmente – a eterna juventude, pode-se experimentar um gole de suas águas místicas.
Exposições adicionais incluem:
- Planetário do navegador
- Descoberta Globo
- os pavões
- exposição de ferreiro
- Aldeia Timucuana
- Cemitérios Timucuanos
- Missão Nombre de Dios
- 1565 Assentamento Menedez
- Escavações atuais
- mirante espanhol
- Tiro de canhão
- Chalupa Boathouse
- Fundadores Riverwalk
- Estátua e Parque de Menedez
Custos de Admissão:
- Adultos: $ 19,95
- Idosos (60+): $ 17,95
- Crianças (6-12): US$ 9,95
- Crianças menores de 5 anos: Livre