Bagagem danificada: o que fazer? Como reclamar e resolver?

Bagagem danificada: o que fazer?

Mesmo que a viagem seja um momento importante e especial para muitas pessoas, nem sempre podemos garantir que tudo correrá bem. É necessário estar informado, e preparado, para qualquer imprevisto. Por isso, será que você saberia como reagir em um caso de bagagem danificada?

Algumas providências devem ser tomadas pela companhia aérea pela qual o passageiro está viajando e, por isso, ele deve ficar atento a todas as normas da empresa. Conheça, abaixo, algumas das principais informações a respeito do que deve ser feito em caso de danos à bagagem.

Avaria na mala: o que fazer?

O primeiro passo que deve ser dado em casos de percepção de avaria na mala é tomar alguma precaução. Antes mesmo de pegar o seu avião ou de chegar ao aeroporto, lembre-se de tirar uma foto da mala por inteiro, desde as suas rodinhas até a estrutura e o tecido interno.

Todos os detalhes que forem captados poderão ser utilizados posteriormente em caso de bagagem danificada. Sendo assim, se a companhia aérea demonstrar alguma resistência em ressarcir os passageiros ou simplesmente não quiser dar continuidade ao caso, haverá provas para comprovar o estado inicial da bagagem danificada.

No entanto, se você houver acabado de pousar no aeroporto e tenha ido direto para a sala de desembarque, é provável que suas malas estejam rodando na esteira. No entanto, ao ver que seu pertence foi danificado de alguma forma, você saberia exatamente o que fazer para contornar a situação?

O ideal é que, no momento em que o passageiro está na área de desembarque, ele procure por algum dos representantes da companhia aérea com a qual viajou. Dessa forma, ele poderá se comunicar acerca da bagagem danificada e, consequentemente, fazer a solicitação de um protesto.

bagagem danificada

Procedimento da AZUL

Assim como já mencionado anteriormente, cada companhia aérea pode tomar uma atitude diferente com relação aos danos à bagagem danificada. Por isso, é necessário que os passageiros estejam extremamente atentos para evitar qualquer estresse desnecessário ou dores de cabeça futuras.

A Azul irá solicitar que os seus passageiros que tenham encontrado uma bagagem danificada façam um protesto no momento que ocorre pouco depois o seu voo. Em casos de voos domésticos, o retorno para essa solicitação será de 7 dias. Sendo assim, será necessário aguardar pelo período estipulado.

No entanto, se você fez uma viagem internacional e se deparou com um caso de bagagem danificada, terá que esperar 21 dias. A companhia também estabelece um teto máximo de restituição para cada um de seus passageiros, sendo ele de R$ 1.131. Esse depósito poderá ser feito até 7 dias após o envio dos dados bancários do prejudicado.

Procedimento da GOL

Se você está viajando pela companhia aérea Gol, também deve saber que ela possui as suas próprias regras com relação aos danos à bagagem. Por isso, fique bem atento aos protocolos e verifique as suas principais informações no site da companhia. Essa é uma das melhores maneiras de se manter seguro.

Além disso, a empresa pede que seus passageiros possam levar a sua bagagem danificada até um guichê da companhia. O ideal é que o procedimento seja realizado logo após o desembarque, podendo dar prosseguimento à solicitação de um protesto, garantindo o ressarcimento do passageiro em questão.

Telefone Gol

A Gol será a responsável por conferir a avaria da sua bagagem. Dessa maneira, ela determinará o conserto ou a reposição da mala. No entanto, é importante acompanhar o processo para não acabar sendo deixado para trás e ser prejudicado por uma avaliação rápida.

Procedimento da LATAM

Da mesma maneira que as outras companhias aéreas, a LATAM pede para que os seus passageiros façam uma solicitação de avaria da bagagem logo após o desembarque. O procedimento permite que o problema seja resolvido mais rapidamente, além de garantir que o problema que causou dano à mala realmente aconteceu no ambiente de embarque ou desembarque.

Ainda assim, é possível fazer uma reclamação no caso de perceber que a mala foi danificada após ter finalizado a sua viagem. Por meio de um canal de WhatsApp, disponibilizado no site da companhia aérea, a solicitação poderá ser feita até 7 dias após a realização da viagem.

O que é um protesto?

Já mencionado anteriormente no caso de bagagem danificada, o protesto é uma forma de petição que torna possível o registro de danos à bagagem. Por meio dele, você poderá preencher um formulário disponibilizado pela empresa aérea que possui o nome de Registro de Irregularidade de Bagagem.

É neste documento que ficam registrados o que e onde houve o dano à bagagem, permitindo que a empresa responsável possa fazer o orçamento ou a verificação de duas opções: aquisição de nova bagagem ou realização de um orçamento para ressarcir o cliente. Assim, fica mais fácil chegar a um acordo.

Caso o passageiro perceba o dano ou o furto após sair do aeroporto, haverá um prazo de 7 dias para que a reclamação seja feita diretamente no guichê da companhia aérea. O prazo é estabelecido pela própria ANAC e, após expirar, não será possível fazer qualquer tipo de reclamação.

Em quanto tempo a companhia aérea irá reparar a bagagem?

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Uma das perguntas mais importantes acerca de bagagem danificada é em quanto tempo a companhia aérea irá fazer a reparação. Depois de fazer a sua solicitação de revisão e a reclamação no guichê da empresa, ela terá um prazo de 7 dias para que a mala possa ser reparada ou que um valor equivalente seja pago.

O valor pode variar de acordo com o dano. Se esse problema ocorrer no curso da sua viagem, há uma grande chance de a empresa emprestar uma mala para que seja possível transportar os seus itens. Isso serve, principalmente, para os passageiros que foram prejudicados durante o transporte de seus pertences.

Se a companhia aérea não proceder de forma correta em um caso de bagagem danificada, o ideal é que o passageiro lesado entre em contato com a ANAC, permitindo que todos os procedimentos sejam devidamente cumpridos. Por isso, tenha em mãos o número do seu voo, o localizador e as informações pessoais.

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