Como descobrir se o filho usa drogas?

Ao desconfiar que os filhos estão usando drogas, alguns pais tomam atitudes intrusivas que possuem efeito contrário ao desejado. Ao invés de estimular o filho a falar sobre seus problemas, o afasta ainda mais.

Quando seu filho está tomando uma atitude que pode ser considerada como “aprontar”, isso significa que de algum jeito ele está tentando chamar a sua atenção e não está conseguindo.

Dessa forma, ele toma atitudes drásticas como usar drogas para se sentir aceito e acolhido dentro de um grupo de amigos da escola ou colegas de trabalho.

Para evitar o afastamento, você deve ficar atento aos sinais e se aproximar com cuidado, mostrando ao seu filho que a sua reação, para o que quer que ele esteja fazendo, não será catastrófica, mas sim acolhedora, à medida que for possível.

Nesse artigo iremos esboçar uma técnica básica para aprender a como descobrir se o seu filho usa algum tipo de entorpecente ou droga popularmente falada.

Separamos alguns sinais que mostram que seu filho está usando drogas e como resolvê-los.

Mudança brusca de comportamento, uma forma de descobrir a verdade.

como descobrir filho usa drogas

Na tentativa de esconder dos pais que estão usando drogas, muitos adolescentes acabam levando uma vida dupla. Tentando evitar a todo custo que os pais descubram o que estão fazendo.

A longo prazo, sustentar duas versões de si mesmo pode ser extremamente cansativo, fazendo com que inevitavelmente uma das duas versões desabe em algum momento.

Como resolver?

Para evitar rompantes e mudanças de humor recorrentes, tente conversar de maneira empática com seus filhos, mostrando que está aberto para entender o que ele está passando e disposto a ajudar da maneira que for possível.

Mudanças no ciclo de amizades um passo para descobrir se o filho usa drogas.

Se você percebeu que seu filho mudou completamente seu ciclo de amizades, isso pode ser um indício de que algo está errado.

Também é importante entender que, mesmo que as novas amizades dele ofereçam drogas, ele só vai aceitar se for da vontade dele experimentar.

Nesses casos podem acontecer duas coisas:

  • Ele não gostar e não querer usar mais, por conta própria;
  • Experimentar, gostar e fazer uso contínuo das drogas;

Como resolver?

Você precisa fazer com que seu filho perceba que confia nele. Então o ideal é tentar se aproximar das novas amizades, conhecer cada um deles pessoalmente antes de tirar qualquer conclusão precipitada.

Caso ele não queira se abrir com você de jeito nenhum, mesmo que você já tenha tentado de todas as maneiras, você pode contratar um investigador particular apenas para desencargo de consciência.

Talvez você descubra que seu filho não está fazendo nada demais, mas é bom ficar atento.

Queda do rendimento escolar / abandono dos estudos, fácil de descobrir.

Alguns adolescentes acabam “matando aula” para passar um tempo com os amigos enquanto fumam e jogam conversa fora.

É normal que um adolescente se sinta desmotivado a estudar por diversos motivos, mas você deve acompanhar o desempenho do filho na escola frequentemente para que isso não venha atrasá-lo, fazendo com que ele repita o mesmo ano letivo.

Como resolver?

Descobrindo toda a verdade do uso ou vício do filhos os próximos passos é, procurar resolver de maneira família e amor.

Nesses casos, é fundamental que você tenha bom relacionamento com a comunidade escolar: professores, diretores, pais de outros alunos e até os coleguinhas da escola do seu filho.

Sabemos o quanto a rotina do dia a dia pode nos tomar tempo, nos impossibilitando de acompanhar de perto o rendimento escolar de nossos filhos. Entretanto, é de suma importância que você organize sua rotina e se envolva no habitat escolar do seu filho para entender a origem dos problemas dele.

Que algumas vezes pode começar na escola.

Como ajudar um dependente químico

  • Não seja consumido pela culpa;
  • Procure ajuda de especialistas capacitados;
  • Não ceda à manipulação emocional;
  • Busque encontrar a raiz do problema (seja ele no ambiente familiar, escolar e/ou profissional) 

Conclusão

Se suas suspeitas foram confirmadas e você precisa investigar um pouco mais antes de tomar qualquer decisão, pode conversar com o Detetive Silvio. Ele pode te ajudar a entender como descobrir as conversas do WhatsApp do seu filho, antes de tomar qualquer atitude trágica.

Muitas famílias nem imaginam que seus filhos usam drogas e quando descobrem ou ignoram o problema ou não sabem como agir.

Diante disso, muitos erros podem ser cometidos, gerando mágoas profundas entre os familiares.

Por esta e outras razões, o diálogo é essencial, assim como buscar ajuda de especialistas para a orientação do tratamento adequado.

Leave a comment

Go to top