Saudável, caloroso e satisfatório: três palavras que descrevem perfeitamente qualquer almoço inglês tradicional.
A Inglaterra oferece muitas opções de alimentação ao longo do dia: café da manhã, brunch, onze, almoço, jantar e até chá da tarde. Embora o almoço não seja a maior ou mesmo a mais importante refeição do dia na Inglaterra, é uma das mais fartas e satisfatórias do que a maioria em todo o mundo. Nos EUA, o almoço pode consistir em qualquer coisa, desde uma barra de proteína até um saco de batatas fritas, enquanto em outros, o almoço pode nem existir. O jantar é, na verdade, uma das refeições mais importantes da Inglaterra e o almoço é uma variação dele, com refeições que não são tão satisfatórias, mas igualmente satisfatórias.
As origens de um almoço tradicional inglês remontam a séculos com a ideia de um almoço de lavrador (que abordaremos mais adiante). Essa simplicidade também se estende a outros pratos da hora do almoço, muitos deles saudáveis e capazes de aquecer uma pessoa de dentro para fora. Com o clima imprevisível e muitas vezes frio em Londres, especialmente, não é incomum entrar em um pub e ser servido com algo quente, saboroso e farto, sem ser demais para uma refeição do meio-dia. Nos meses mais quentes, as opções para o almoço podem ser ainda mais leves, como um sanduíche ou uma pasta parecida com uma tábua de frios. No entanto, o domingo é de longe o dia mais popular para um almoço formal, com muitas famílias reunidas para uma refeição completa – ou um jantar antecipado – em vez das opções rápidas servidas durante a semana.
Um Almoço Típico de Domingo
As refeições de domingo são normalmente importantes em muitas culturas e, na Inglaterra, a ideia de sentar para um almoço adequado não é exceção. Na maioria das vezes, a peça central do almoço será rosbife, um corte de carne muito popular na culinária inglesa, para começar. A carne assada normalmente é servida com pudim de Yorkshire; uma refeição descomplicada, mas completa, que deixará uma pessoa cheia por horas.
Se a carne assada não for o prato principal, então uma carne de porco assada (semelhante, mas diferente) pode estar no cardápio. E, se nenhuma dessas opções for possível, o almoço será, sem dúvida, o sempre tradicional cordeiro com molho de menta, ainda muito cobiçado na Europa. Sair para almoçar é uma opção, mas como o domingo ainda é um dia em família, é mais comum que o almoço seja feito em casa com uma grande refeição em família.
O almoço do lavrador
Há muito a dizer sobre o almoço de um lavrador, mas, no geral, é apenas uma ótima maneira de equilibrar sabores, especialidades locais e a quantidade perfeita de comida. Tradicionalmente, o almoço do lavrador não era tão apetitoso como hoje e antes consistia apenas em pão, queijo e cebola. Isso era fácil de embalar para um lavrador, pois eles podiam comê-lo a qualquer momento que fizessem uma pausa e ele se manteria razoavelmente bem.
Com o passar do tempo, adicionaram-se picles ao prato, bem como carnes curadas, como o presunto, uma fruta que se conserva bem como a maçã, e até um ovo cozido para extra proteína. Esta refeição variada costumava ser servida com cerveja e não era muito diferente de ir a uma cervejaria e pedir uma tábua de queijos ou charcutaria junto com uma cerveja. Já o almoço do lavrador é bem mais gourmet e vem com saborosas opções de queijos, diversas opções de carnes (muitas da região), frutas variadas, vegetais crus ou em conserva e, ocasionalmente, alguns acompanhamentos como mostarda, geléia ou conservas.
Outras opções mais rápidas, mas igualmente satisfatórias
Em um dia de semana agitado, a maioria das pessoas não terá tempo para se sentar e desfrutar de uma refeição em família ou de um bom lavrador. Em vez disso, o almoço provavelmente consistirá em um sanduíche acompanhado de ‘batatas fritas’, como são chamados na Inglaterra, que são batatas fritas embaladas. Qualquer coisa que possa ser pega em qualquer lugar, como doces salgados, como rolinhos de salsicha ou tortas de carne de porco, também é bastante comum na hora do almoço. Um pastel de milho também é bastante comum e, se houver tempo, ninguém recusaria a chance de devorar o almoço de um lavrador além de qualquer um deles.
Para uma opção ainda mais rápida, camarões em vasos, presunto curado ou até mesmo peixe defumado são os pratos perfeitos para o almoço. Um dos itens mais populares para o almoço, no entanto, é provavelmente o pudim de Yorkshire, que é uma base de pão assada recheada com molho e salsichas ou rosbife. Quando se trata de almoçar na Inglaterra, não há opção ruim com comida tradicional, feita com ingredientes locais e que aquece de dentro para fora.