Esqueça Buckingham, você pode ver a troca da guarda em Ottawa

Qualquer pessoa que visite Ottawa no verão deve planejar sua viagem para ver a troca da guarda canadense.

troca da guarda canadense Shutterstock

O Palácio de Buckingham (e o Castelo de Windsor) são famosos por sua cerimônia de Troca da Guarda. Mas também é possível ver uma cerimônia de troca da guarda muito semelhante no Canadá. É um lembrete importante da herança real do Canadá. A Guarda Cerimonial é uma unidade das Forças Armadas Canadenses realizada em Parliament Hill, na capital do Canadá, Ottawa. É uma das principais coisas a saber sobre a visita a Ottawa.

A cerimônia canadense de troca da guarda é realizada durante o verão (portanto, se alguém quiser vê-la fora da temporada, vá para Londres). Como a Guarda do Rei em Londres, a cerimônia da Troca da Guarda atrai multidões a Ottawa. Hoje é uma das tradições militares mais reconhecidas no Canadá.

Origem da troca da guarda canadense

A Guarda Cerimonial é formada por membros da Marinha Real Canadense, do Exército Canadense e da Força Aérea Real Canadense (na maioria são reservistas das Forças Canadenses). Antigamente era realizado pelos regimentos do GGFG de Ottawa e do CGG de Montreal.

Eles são acompanhados por uma Banda Regimental e Pipers enchendo o ar de música. A pompa colorida e a pompa fazem os visitantes se sentirem transportados para a Grã-Bretanha.

A cerimônia começou em Ottawa em 1959 e tem sido uma das principais atrações da capital do Canadá desde então. Foi realizada pela primeira vez para a recém-coroada Sua Majestade a Rainha Elizabeth II em Parliament Hill.

A tradição e os uniformes vêm da Guarda do Rei (antiga Guarda da Rainha) no Reino Unido. A arma que carregam é um rifle Colt Canada C7 descarregado.

O gorro de pele de urso preto foi adotado pela primeira vez pelo Primeiro Regimento Britânico de Guardas a Pé após a derrota dos Regimentos de Granadeiros da Velha Guarda de Napoleão na Batalha de Waterloo em 1815. Quando eles retornaram à Grã-Bretanha, foram renomeados como “Guardas Granadeiros”. O gorro de pele de urso foi mais tarde distribuído a todos os regimentos de infantaria britânicos para fazê-los parecer mais intimidadores e altos.

Onde e quando ver a troca da guarda canadense

Não se esqueça da câmera e capture a Guarda Cerimonial em seus esplêndidos uniformes escarlates e icônicos chapéus de pele de urso.

  • Localização: Parliament Hill, Ottawa, Canadá
  • Quando: Todas as manhãs, do final de junho ao final de agosto
  • Custo: Livre

A troca da guarda canadense só é realizada nos meses de verão (o cronograma exato de 2023 ainda não foi divulgado). A cerimônia começa no Parliament Hill às 9h45. Neste momento, os visitantes ouvem a apresentação de áudio em inglês e francês (o Canadá é um país bilíngue). A apresentação explica a história, o simbolismo e muito mais da cerimônia. Depois disso vem os soldados com a banda desfilando.

Chegam ao Morro exatamente às 10h, e então começa a tocar a Banda da Guarda Cerimonial. A música inicial é “The 10 Provinces March”. Os Guardas são inspecionados e a Nova Guarda substitui a Velha Guarda.

Também será possível ver a troca de sentinelas de hora em hora, entre as 9h00 e as 17h00 durante o verão.

De referir que a cerimónia pode ser cancelada devido a condições climatéricas adversas ou caso estejam previstos outros eventos especiais.

Por que o Canadá tem a troca da guarda

Muito do que hoje é o Canadá fazia parte da colônia francesa da Nova França. Mas quando os britânicos venceram a Guerra Franco-Indígena e garantiram seu domínio sobre o norte da América do Norte, a região tornou-se parte do Império Britânico (embora Quebec tenha mantido sua cultura francesa).

Como outros países da Commonwealth, como Austrália e Nova Zelândia, o Canadá mantém a monarquia britânica como chefe de estado. Após o falecimento da Rainha Elizabeth II, o Rei Charles III é agora o atual chefe de estado do Canadá.

  • Chefe de Estado canadense: Rei Carlos III

Os membros da Guarda Cerimonial têm funções de sentinela no Rideau Hall – a residência oficial do Governador Geral do Canadá (que governa na ausência do monarca, o Rei Carlos III).

Embora a monarquia possa gerar algum debate no Canadá, grande parte do Canadá continua orgulhosa de sua herança britânica e real. É um evento especial onde os visitantes podem ter um gostinho da história e herança do Canadá e um evento que não deve ser perdido.