Palácio mais famoso da Escócia, Holyroodhouse, está aberto ao público

O Palácio de Holyroodhouse é a antiga sede dos monarcas escoceses e agora britânicos e está aberto ao público.

Palácio de Holyroodhouse é a residência do rei Aeypix / Shutterstock

As três principais residências oficiais do monarca britânico são o Palácio de Buckingham (a residência oficial de Londres), o Castelo de Windsor (a residência oficial do país) e o Palácio de Holyroodhouse (a residência oficial escocesa). Holyroodhouse está localizado na capital escocesa de Edimburgo, no extremo oposto do imponente Castelo de Edimburgo (é imperdível). Tem sido a principal residência real na Escócia desde o século XVI.

O Palácio de Holyroodhouse é um palácio em funcionamento e, portanto, nem sempre pode estar aberto aos visitantes. Os visitantes devem verificar o calendário antes de planejar uma visita (pode ser fechado se membros da família real estiverem visitando). Algumas das principais atrações incluem os apartamentos do século XVI de Maria, Rainha dos Escoceses, a Galeria da Rainha, os jardins do palácio e os Apartamentos de Estado.

Holyroodhouse – O Palácio Real Escocês Tradicional

Holyroodhouse começou em 1128 como um mosteiro agostiniano e tem uma estreita associação com a história da Escócia. Ao longo dos anos, os reis escoceses escolheram viver em Holyroodhouse, em vez do sombrio castelo de Edimburgo, que também estava exposto aos elementos. Hoje é o foco das celebrações nacionais e outros eventos na Escócia.

  • Fundado: 1128

O palácio, como se vê hoje, foi maioritariamente construído entre 1671 e 1678.

Antes de 1603, Escócia e Inglaterra eram reinos separados com monarquias separadas. Mas em 1603, o rei James VI da Escócia acessou o Reino da Inglaterra como James I. Isso unificou os dois reinos sob um único monarca. As Coroas da Escócia e da Inglaterra permaneceram separadas até 1707 com os Atos de União que uniram a Inglaterra e a Escócia no Reino Unido.

Destaques do Palácio de Holyroodhouse

Os visitantes do Palácio de Holyroodhouse podem ver as ruínas da Abadia de Holyrood do século XII, os jardins do Palácio, os Apartamentos de Estado e as histórias de seus moradores mais famosos.

Os visitantes veem como os quartos se tornam progressivamente maiores à medida que se aproxima do Quarto do Rei. Os State Apartments chamam a atenção com suas tapeçarias francesas e flamengas e seus impressionantes tetos de gesso.

Sala de Jantar Real:

Veja a sala de jantar usada pela rainha Elizabeth II e outros membros da família real quando se hospedaram no Holyroodhouse. Veja o serviço de banquete de prata apresentado ao rei George V e à rainha Mary em exibição.

Sala do Trono e Câmara Privada:

Uma semana por ano, a Rainha Elizabeth II ficava em Holyroodhouse durante a Semana de Holyrood. Lá ela almoçaria na Sala do Trono com a presença dos Cavaleiros e Damas da Ordem do Cardo (que é a mais alta ordem de cavalaria na Escócia). A Câmara Privada foi feita em 1600 para Charles II para audiências privadas.

Mary, Rainha dos aposentos da Escócia:

O monarca mais famoso a viver em Holyroodhouse foi indiscutivelmente Maria, Rainha dos Escoceses. Ela viveu lá entre 1561-1567, e sua história é de intriga, tragédia e assassinato. Ela foi rainha da Escócia até 1542, quando foi forçada a abdicar. Ela era a única filha legítima sobrevivente de Jaime V da Escócia e tinha apenas seis dias de idade quando seu pai morreu. A certa altura, ela reivindicou o trono inglês, mas depois de 18 anos em cativeiro, foi decapitada sob a acusação de estar planejando assassinar a rainha Elizabeth I.

Outros destaques do palácio incluem a Sala de Ceia, a Câmara Externa, a Abadia de Holyrood e os Jardins do Palácio.

Planejando uma visita ao Palácio de Holyroodhouse

Após o falecimento da Rainha Elizabeth II, o Palácio de Holyroodhouse reabriu novamente ao público. Com a morte da Rainha, a exibição do Jubileu de Platina não será reaberta. O palácio está aberto o ano todo – embora esteja fechado às terças e quartas-feiras e durante certos eventos como a visita do monarca.

Taxas de admissão:

  • Adulto: £ 18,50
  • Juventude: £ 12,00 (18 a 24 anos)
  • Filho: £ 10,50 (de 5 a 17 anos) – Menores de cinco anos não pagam

Horário de Funcionamento:

  • 1 de novembro a 31 de março: 9h30 às 16h30 (última admissão às 15h15)
  • 1 de abril a 31 de outubro: 9h30 às 18h00 (última admissão às 16h15)
  • Fechadas: Terças e Quartas

No momento da redação deste artigo (outubro de 2022), a Abadia de Holyrood e a Sala da Família no Palácio estão fechadas até novo aviso. Esperançosamente, eles reabrirão a tempo para uma turnê pela Escócia.