A caminhada pela Igreja de Lud é considerada o lugar mítico para uma variedade de lendas – e algumas podem ser mais verdade do que mito.
Nas profundezas da floresta de Staffordshire fica a Igreja de Lud, um abismo profundo que abre caminho pela floresta para criar um beco natural. Sua aparência por si só já foi suficiente para atrair caminhantes de toda a região para explorar suas profundezas; no entanto, são os mistérios que cercam esse lugar que intrigam a maioria das pessoas.
Seus laços com referências literárias e históricas o tornaram um dos lugares mais misteriosos da Inglaterra. Embora sua criação exata esteja bem documentada, todos os eventos que se seguiram são parte lenda, parte verdade e totalmente cativantes. Ao caminhar por sua trilha verde em forma de desfiladeiro, é fácil imaginar que tudo é possível – incluindo as lendas que foram contadas sobre este local.
A lenda e os mitos misteriosos da Igreja de Lud
Índice
A localização exata da Igreja de Lud pode ser encontrada nas profundezas do Staffordshire Peak District. Muitos visitantes percebem que estão próximos graças à brisa fria que muitas vezes é sentida soprando do próprio abismo, pois é raro que a luz do sol penetre na flora verde que floresce acima e dentro. O próprio abismo foi criado por um deslizamento de terra que se acredita ter sido causado por um deslizamento de rocha ao longo da linha de falha. Este deslizamento subsequente é o que causou tal abismo e, embora não seja muito largo, é profundo o suficiente para fazer os caminhantes se sentirem como se tivessem sido cercados por ambos os lados.
- Profundidade: 59 pés
- Comprimento: Mais de 328 pés
- Largura: Cerca de sete pés de diâmetro
Ninguém seria culpado por ter medo de pisar em sua trilha de ravina coberta de verde, mas há pouco risco em fazê-lo. Uma variedade de musgos e samambaias cobrem as paredes de lado a lado e até onde os olhos podem ver, dando a aparência única de um mundo que foi engolido pela terra. Acima, as árvores cresceram tão juntas no meio que, às vezes, o calor da luz do dia mal é sentido. Conforme os caminhantes descem mais fundo na Igreja de Lud, eles começam a entender por que tal lugar conquistou sua reputação mítica.
O propósito original da Igreja de Lud
Não é incomum que lugares na natureza como este ressoem com os humanos em um nível espiritual. No caso da Igreja de Lud, acredita-se que muito antes do registro mais antigo do local em 1400, ela era usada por pagãos para adoração. Como a luz do sol só atinge o fundo do abismo no pico da temporada de verão, acredita-se que essa área tenha sido usada para cerimônias de verão. Aqueles que caminharam, de acordo com o Let’s Go Peak District, até encontraram oferendas em vários cantos da fenda escura.
A nomeação da igreja de Lud em 1400
Muitos séculos depois, acreditava-se que a Igreja de Lud era outro local de culto. Desta vez, no entanto, foi para um propósito diferente. Dizia-se que os lolardos, que eram cristãos reformistas em desacordo com a Igreja Católica Romana, se encontravam no abismo escuro. Esses grupos eram mantidos por Walter de Lud Auk, que foi capturado na ravina durante uma das reuniões lolardas.
Diz-se que também é daqui que a área recebeu esse nome e, para marcá-la, a figura de proa de um navio de madeira foi colocada no alto de uma de suas paredes. Esta figura de proa foi colocada lá em 1800 pelo proprietário de terras na época, e foi referido como ‘Lady Lud’. A história diz que esta escultura de madeira foi colocada lá em memória da filha de Walter de Lud Auk, Alice, que supostamente ainda assombra a Igreja de Lud.
Lud’s Church como a Capela Verde
Aqueles familiarizados com a obra literária Sir Gaiwan e o Cavaleiro Verde saberão sobre a Capela Verde. Esta capela foi um dos cenários mais conhecidos do romance, e dizem que a Igreja de Lud foi a inspiração para tal lugar. Na verdade, pode até ter sido o próprio local! A Igreja de Lud também foi considerada um lugar conhecido pela figura histórica Robin Hood e seus Merry Men, potencialmente como um esconderijo.
Não importa o que a Igreja de Lud possa significar para o caminhante, é um lugar de fascínio e admiração para aqueles que se aventuram em suas profundezas. Enquanto a luz do sol dança através das brechas no mato e o musgo verde-esmeralda delineia o caminho, é muito fácil acreditar que qualquer uma dessas lendas – ou histórias históricas – pode ter acontecido lá. É o tipo de lugar que é preciso ver para acreditar e, para quem visita Staffordshire, a Lud’s Church é uma caminhada obrigatória.