A caminhada Wavine Cyrique é conhecida por ser uma caminhada desafiadora, mas a praia secreta que espera na parte inferior vale bem o esforço.
A caminhada na praia mais desafiadora em Dominica se assemelha a algo que se pode ver em um filme de Indiana Jones, em vez de um destino cênico. Pelo menos, até chegar ao fundo e perceber que todo o trabalho valeu muito a pena. Esta praia de areia preta, conhecida como Wavine Cyrique, que significa ‘Praia Secreta’, é sem dúvida uma das mais belas da Dominica.
Quem está de férias perto de Rosalie deve ir com um guia experiente devido à natureza única da trilha para chegar até lá, e vale muito a pena. A praia de areia preta não apenas serve como um cenário dramático para as falésias à beira-mar ao seu redor, mas também há uma cachoeira no fundo.
Preste atenção: esta caminhada não é para os fracos de coração.
O desafio de caminhar Wavine Cyrique
Índice
Muitas pessoas que já fizeram essa trilha incentivam a contratação de um guia experiente. Embora esta trilha seja classificada como ‘difícil’, pode ser viável para aqueles nas melhores condições atléticas, mas será um desafio para o caminhante médio. A combinação de cordas e escadas, combinada com um terreno com raízes de árvores, pedras e ocasionalmente escorregadio, torna esta uma das caminhadas mais desafiadoras da ilha. Além disso, a caminhada é curta – mas se um caminhante tiver problemas no caminho para cima ou para baixo, o tempo extra deve ser contabilizado. A caminhada deve ser iniciada o mais tardar às 14h, de acordo com o BestTime2Travel, para ter luz do dia suficiente para ser concluída.
Quanto tempo leva a caminhada até Wavine Cyrique?
Leva cerca de 30 minutos para caminhar em Wavine Cyrique para os caminhantes que estão em boa forma. No entanto, os caminhantes devem reservar pelo menos 45 minutos a uma hora para completá-lo pela primeira vez, devido ao desconhecimento do terreno e das escadas de corda. Esta caminhada não é longa, mas requer várias habilidades técnicas para ser percorrida.
Qual é a melhor época para caminhar?
Como a trilha é fora do caminho comum e não é percorrida regularmente por turistas, há uma boa chance de que seja tranquila a qualquer hora da semana. A principal coisa a lembrar é que os caminhantes vão querer ter luz do dia suficiente para atravessar as falésias, então começar de manhã é a melhor opção. Além disso, os caminhantes devem verificar os relatórios de maré, pois a maré baixa é o melhor (e mais seguro) momento para visitar esta praia secreta. Se choveu recentemente ou parece que vai chover, esta caminhada deve ser totalmente evitada.
Encontrando a trilha e alcançando Wavine Cyrique
Encontrar o início da trilha para esta praia é muito fácil, e não é remoto a ponto de os viajantes terem dificuldade para encontrar o caminho. Para quem procura um guia, ele pode ser encontrado no Posto de Turismo de Roseau, ou através de taxistas cadastrados – muitos deles também são guias cadastrados. Eles poderão trazer os caminhantes até o início da trilha, portanto, não há necessidade de encontrá-la sozinho.
Depois que os caminhantes chegam ao início da trilha, são apenas 10 a 15 minutos a pé pelas florestas tropicais para chegar às falésias. Ao longo do caminho, os caminhantes podem admirar vistas deslumbrantes do oceano, bem como das montanhas Morne Micotrin e Morne Trois. Isso, por si só, é um bom lugar para parar para aqueles que não estão confiantes em suas habilidades de escalada. No entanto, para aqueles que são, a próxima seção – escadas de corda e caminhadas em penhascos íngremes – está à frente.
A escada de corda existe para fornecer suporte na descida da primeira face do penhasco, com uma corda adicional ao lado para suporte adicional. Após este ponto um tanto angustiante, o resto da caminhada é principalmente atravessando uma trilha estreita de falésia para chegar ao fundo da praia. A subida provavelmente será mais desafiadora, mas pelo menos neste ponto, os caminhantes saberão exatamente o que estão por vir!
Ao fundo, a cachoeira à frente é um espetáculo de tirar o fôlego. As falésias íngremes atrás dela enquadram a cascata perfeitamente, proporcionando uma ótima oportunidade para fotos. Como a praia raramente fica lotada, ou nunca, haverá espaço mais do que suficiente para os caminhantes fazerem um agachamento para apreciar a beleza que existe ao seu redor.
- Observação: Desconfie das correntes fortes se as marés estiverem altas.
Esta caminhada é definitivamente para os livros e, embora os caminhantes experientes possam optar por ir sem um guia, é definitivamente mais útil ter um junto. O esforço vale a pena, especialmente quando se trata de vistas deslumbrantes da ilha como esta – e uma praia secreta, lar de uma cachoeira secreta.